sábado, 3 de dezembro de 2011

As turmas do retiro no auditório do "Museu do Indio"


A turma do segundo ano "B" tiveram o momento de espiritualidade com o salesiano Cosme da casa de formação dos Salesianos. 
O tema do encontro foi: "Como me relaciono com Deus." foi uma manhã bastante rica onde os alunos aproveitaram o silêncio para  fazer sua oração pessoal.



Manhã de espiritualidade com a turma do segundo ano "A". O assessor foi o padre Daniel Cunha (SDB) com o tema: " Eucaristia no mundo juvenil".


Obrigada padre Daniel e a casa de formação.




"O Senhor colocou-nos neste mundo para os outros" (Dom Bosco)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Manhã de espiritualidade no CEST

No dia 18 de novembro iniciou a manhã de Espiritualidade com os alunos do Ensino Médio, dando início com as turmas do terceiro ano que se preparam para mais uma etapa de vida, o assessor do retiro foi o Padre Rodrigo. E na turma do 1º ano "B" quem ajudou na reflexão foi a Ir. Isabel. Esse encontro foi pensado e organizado pela equipe  de Pastoral do Centro Educacional Santa Teresinha, unindo forças para acontecer o novo.




O tema do retiro do terceiro ano foi "Projeto de Vida" o padre Rodrigo na sua colocação falou dos primeiros profetas, aqueles que mesmo com os grandes desafios,  foram fiéis ao seguimento de Jesus. E a missão  do jovem é ser protagonista de outros jovens.









A turma do primeiro ano "B" teve com o tema: "Não tenhas outros deuses diante de mim" do livro "Farei com eles uma aliança".

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mês Vocacional

Dom Bosco e Madre Mazzarello
Nesse mês vocacional a igreja celebra várias vocações dada por Deus para cada pessoa humana, onde vivencia a gratuidade de Deus. Na primeira semana do primeiro domingo se    celebra o dia do sacerdote. No segundo domingo se celebra o dia dos pais. No terceiro domingo da terceira semana se celebra o dia dos religiosos, e no quatro domingo o dia dos catequistas. É uma vocação vivida com Amor onde  Deus se manifesta na pessoa humana para se realizar o seu projeto.

Nesse mês também a família salesiana tem muitos motivos para louvar e agradecer o dom precioso que Deus deu para os nossos fundadores Dom Bosco e Madre Mazzarello e que hoje é vivida por toda Família Salesiana


Por Ir. Isabel Filha de Maria Auxiliadora

domingo, 12 de junho de 2011

No Centro Educacional Santa Teresinha aconteceu - Vigilia Mariana

 
Palavras da Irmã Edwirges com o grupo
Na véspera do dia 26 de maio aconteceu na Escola Centro Educacional Santa Teresinha a vigilia Mariana com os alunos que fazem parte do grupo "sociedade da alegria" juntamente com os coordenadores da Infância Missionária. Este momento deu-se  início às 18h30m. com a chegada  e acolhida dos participantes, em seguida nos reunimos para dar inicio ao momento Mariano com o incentivo das coordenadoras do encontro. Foi feita a oração inicial, seguindo as palavras da Irmã Edwirges vigária Inspetorial,continuado de dinâmica de entrosamento. Logo após participaram do show Mariano com a banda companhia dos anjos. Após o show fizemos o momento mariano comtemplando os mistérios da luz. Os membros foram dividido por grupo para animar o mistério e cada membro recitasse as ave marias. Pra nós FMA foi um momento muito rico da espiritualidade mariana, em preparação a caminhada Mariana. Com a presença das escolas salesianas de Manaus.
O mês Mariano é vivenciado por todo o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora presente no mundo. 
Contamos também com o apoio de alguns educadores: Valdir Pereira Marques e Tassianne Costa. Esteve presente a mãe de um dos membros que veio para dar apoio; Sr.Beltimar e não esquecendo contamos também com o apoio da comunidade das irmãs do Cest Ir.Arlete, Ir. Rosângela, Ir. Inês e Ir. Nazaré. Onde o grupo da "Sociedade da alegria agradece". Agradecemos de modo especial as irmãs que deram inicio a este encontro;Ir. Anazilda, Ir Isabel e Ir. Laura. 
Neste sábado fizemos o encontro do grupo "Sociedade da alegria".  dando início com a oração da manhã na capela da escola, já em preparação para o domingo de Pentecoste. E juntos fizemos o encerramento do primeiro semestre, retornado no reinício das aulas.
 
Oração da manhã no centro da quadra do cest
Desejamos a todos bom recesso e até o retorno das atividades.


Por Ir. Isabel FMA


domingo, 15 de maio de 2011

Eis aqui a origem do nosso projeto.


CENTRO EDUCACIONAL SANTA TERESINHA
PROJETO - Grupo "Sociedade da Alegria"
História
            Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, no Piemonte, Itália. Filho caçula de três irmãos, teve em sua "Mamãe Margarida" um exemplo profundo de vida cristã que marcou profundamente seu espírito. Aos nove anos teve um sonho profético: pareceu-lhe estar no meio de uma multidão de crianças ocupadas em brincar; algumas delas, porém, proferiam blasfêmias. Joãozinho lançou-se, então, sobre os blasfemadores com socos e pontapés para fazê-los calar; eis, contudo, que se apresenta um personagem dizendo-lhe: "Deverás ganhar estes teus amigos não com bastonadas, mas com bondade e amor... Eu te darei a Mestra sob cuja orientação podes ser sábio, sem a qual, qualquer sabedoria se torna estultícia".O personagem era Jesus e a Mestra Maria Santíssima.Após esse sonho, Dom Bosco fez tudo para ficar próximo dos jovens, pois "se estão comigo, dizia à mamãe, não falam mal".
            Desejando fazer-se padre para dedicar-se totalmente à salvação das crianças, enquanto trabalhava de dia, passava as noites sobre os livros, até que, aos 20 anos, ingressou no Seminário de Chieri e para fazer os primeiros estudos, sempre em meio a grandes dificuldades, aprendeu várias profissões. Na escola, em Chieri, o jovem Bosco fundou com os amigos a Sociedade da Alegria: 1 - Nenhuma ação, nenhuma conversa indigna de cristão; 2 - Cumprir os próprios deveres escolares e religiosos; 3 - Alegria; da qual era o maior animador.
            Em 1841, foi ordenado Sacerdote em Turim, aos 26 anos. Turim, naqueles tempos, estava cheia de jovens pobres em busca de trabalho, órfãos ou abandonados, expostos a muitos perigos para a alma e para o corpo. Dom Bosco começou a reuni-los aos domingos, às vezes numa igreja, outras num prado, ou ainda numa praça para fazê-los brincar e instruí-los no catecismo até que, após cinco anos de grandes dificuldades, conseguiu estabelecer-se no bairro periférico de Valdocco e abrir seu primeiro oratório. Os garotos encontravam ali alimento e moradia, estudavam e aprendiam uma profissão, mas, sobretudo aprendiam a amar o senhor: São Domingos Sávio era um deles.
            Em 1864, Dom Bosco foi pela primeira vez a Mornese, povoado entre Alessandria e Savona, acompanhado por cerca de noventa turbulentos jovens ao som da fanfarra, durante a grande excursão de outono um padre do local, Domingos Pestarino, apresentou-lhe um grupo de moças, que sob sua guia, trabalhavam na pastoral da paróquia. Entre elas sobressaía Maria Domingas Mazzarello.
Nascida em 1837, cresceu em ambiente familiar, no trabalho do campo e numa intensa vida espiritual. Em 1855, aderiu ao grupo das Filhas da Imaculada, sob a direção do Pe. Pestarino. Debilitada pelo tifo que a acometera em 1860, aprendeu a costurar, e com a sua amiga Petronilla, colocou-se ao serviço das meninas do povoado para formá-las e proporcionar-lhes momentos de recreação. As duas companheiras tinham ouvido falar de Dom Bosco, por ter o Pe. Pestarino visitado o Oratório em 1862.
            Por sua parte, Dom Bosco estava pensando em criar um instituto que pudesse fazer pelas meninas o que os salesianos faziam pelos meninos. Naqueles tempos não eram admitidas escolas mistas. O ano decisivo foi 1871. Dom Bosco encarregou o Pe. Pestarino de sondar em Mornese se aquelas moças aceitariam ser consagradas religiosas. Foi uma grande surpresa para todas. Com outras 26 jovens, Maria Domingas deu o seu consentimento.
            No ano seguinte, foi fundado o instituto que leva o nome de Filhas de Maria Auxiliadora, e Maria Domingas Mazzarello foi eleita à superiora.
Uma de suas recomendações  DE Dom Bosco foi esta: "Dizei aos jovens que os espero no paraíso...". Expirava em 31 de Janeiro de 1888, em seu pobre quartinho de Valdocco, aos 72 anos de idade. Em 1º de abril de 1934, foi proclamado santo pelo papa Pio XI, que teve a felicidade de conhecê-lo.

Justificativa
             A Sociedade da Alegria foi uma espécie de clube fundado por Dom Bosco quando estudante em Chieri, com um regulamento muito simples:
1 - Nenhuma ação, nenhuma conversa indigna de cristão;
2 - Cumprir os próprios deveres escolares e religiosos;
3 - Alegria;
            A alegria foi uma idéia fixa em Dom Bosco. Domingos Sávio chegara a dizer: “Nós fazemos consistir a santidade em estar muito alegres. Procuramos evitar o pecado que nos rouba a alegria do coração”.
            O projeto da Sociedade da Alegria do Centro Educacional Santa Teresinha, tomando o nome original, tem por finalidade evangelizar a juventude através do esporte, seguindo os primeiros regulamentos de Dom Bosco.
            Com encontros semanais nos sábado, a Sociedade da Alegria quer ser um grupo da Articulação Juvenil Salesiana com o objetivo de formar lideranças juvenis que possam exercer seu protagonismo no ambiente Educativo Salesiano e esportivo.

Objetivo geral
*      Evangelizar a juventude através do esporte, sob os regulamentos da Sociedade da Alegria de São João Bosco.
*      Incentivar o respeito mútuo e espírito de liderança, proporcionando a oportunidade de desenvolver inúmeras competências além de despertar o interesse e o prazer pela prática de recreação esportiva.

Objetivos específicos
*      Despertar o protagonismo juvenil;
*      Favorecer momentos de espiritualidade salesiana;
*      Sensibilizar quanto dimensão ética das competições esportivas
*      Despertar o espírito de liderança e valores cristãos e humanos
*      Formar lideranças incentivando o trabalho voluntário;
*      Desenvolver a cultura juvenil;
*      Despertar vocações salesianas;

Metodologia
A quem se destina?
            Para fazer parte da Sociedade da Alegria, o jovem deve ter mais de dez anos, e ter por motivação inicial a sua formação pessoal e cristã.
            Com início às 8h 30min e término às 11h, a Sociedade da Alegria é dividida em duas partes principais:
1 - A primeira parte será sempre destinada à formação. Pode consistir em um debate, um vídeo, uma oração, tudo voltado ao tema ou projeto mensal que estamos desenvolvendo.
2 - Segunda parte será os treinos de acordo com as modalidades.
De acordo com os princípios da Sociedade da Alegria de Dom Bosco, neste espaço formativo não será permitida nenhuma ação e nenhuma conversa indigna de cristão. Cultivaremos sempre o respeito mútuo entre membros participantes.
No grupo, também obedeceremos à regra do “cumprir bem os seus deveres estudantis” isso compete notas  boas e conduta. Aqueles que tiverem pontos negativos nos treinos serão suspensos na modalidade inscrita principalmente nos amistosos. A freqüência também será computada para a “Premiação”.


Recursos
Ambiente de Formação
Sala de áudio ou sala de aula
TV
Filmes referentes por temas
Material didático
Ambiente esportivo
Quadras de acordo com as modalidades
Bolas: volei, basquete, handebol, queimada e futsal
Bombas
Apitos
Cartões
Súmula de chamada

Referências Bibliográficas
Fonte: Pizarro, Kátia. História de Dom Bosco. Adaptado de www.salesianosdobrasil.org.br Informativo Paroquial Sagrada Família, São José dos Campos, Ano 12/IX, p. 5, nov. 2009.

Calendário dos encontros

Mês
Dias
Temas
Modalidades
Abril

30
Abertura do grupo da sociedade da alegria

Maio
 07
A vida de Dom Bosco
Basquete
14
A vida de Dom Bosco
Vôlei
21
A vida de Dom Bosco
Handebol
28
Participação da concentração Mariana
todos
Junho



Julho



Agosto



Setembro



Outubro



Novembro



Dezembro





Por Ir. Isabel e Ir. Laura. FMA

terça-feira, 10 de maio de 2011

No CEST aconteceu a abertura do grupo Sociedade da Alegria.

    Na Escola Santa Teresinha (CEST) aconteceu a linda abertura do grupo  "Sociedade da Alegria". É um grupo que foi pensado no adolescente e jovens da nossa escola. Com os principios de Dom Bosco o fundador do nosso Instituto das Filhas de Maria Auiliadora no carisma Salesiano. E a escola que tem essa missão de educar com os valores e princípios cristãos,  é também voltado o seu olhar para promoção humana. São momentos que a escola propõe aos nossos alunos. 
     
    A abertura teve inicio com a acolhida na sala de áudio com formação de grupos e por modalidade, nesses mesmos grupos soilicitamos a eleição do líder do grupo.

     Mais novidades acesse o nosso blog

Por Ir. Isabel de oliveira Cest.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Grupo Sociedade da Alegria começa atividades no Cest em Manaus

O Centro Educacional Santa Terezinha (CEST) realiza neste sábado (7), às a abertura do Grupo Sociedade da Alegria. O encontro será para os alunos da escola, com a coordenação do esporte, Ir. Isabel e Ir. Laura.

A abertura do encontro será no auditório do Cest, localizado na Av. Sete de Setembro, bairro Centro, zona Sul.

Programação

  • Acolhida
  • Oração
  • Apresentação do Grupo
  • Formação dos alunos
  • Escolha do coordenador do grupo-mirim
  • Jogos esportivos

Cinco modalidades fazem parte dos jogos esportivos: futsal, vôlei, handebol, basquete e queimada.

O grupo se reunirá aos sábados, às , no Auditório do Cest. Informações: 2101-8901.

Por Ir. Isabel de Oliveira - Cest